Autores > Rogério Andrade Barbosa
Rogério Andrade Barbosa

Professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Graduou-se em Letras na UFF (RJ) e fez pós-graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literatura afro-brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas.

Publicou, em 25 anos de carreira, mais de 90 livros infantis e juvenis, alguns traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participou como autor, palestrante e contador de histórias em eventos literários e feiras do livro na Alemanha, China, Cuba, Dinamarca, Itália, Colômbia, Peru, África do Sul, México, Peru, Angola, Moçambique, República Dominicana e Suíça.

Entre os prêmios e distinções recebidos, destacam-se: Altamente Recomendável para Crianças e Jovens – FNLIJ em diversos anos entre 1988 e 2008; The White Ravens, Alemanha, 1988 e 2001 (selecionado para o acervo da Biblioteca Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Munique); lista de honra do IBBY, Suíça, 2002; Troféu Vasco Prado (Jornada Nacional de Literatura), Passo Fundo, 2003; Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil, Rio de Janeiro, 2005; Prêmio ORI 2007 (Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro) – Homenagem aos que se destacam na valorização da matriz negra na formação cultural do Brasil.